ॐ Rádio Mantras 7

Vedas

O que são os Vedas?

A Raiz verbal sânscrita de veda pode receber várias interpretações, mas o significado acaba sendo um. Veda significa conhecimento. Qualquer conhecimento que se aceite é Veda, pois os ensinamentos transmitidos nos Vedas são o conhecimento original.
No estado condicionado, nosso conhecimento está sujeito a muitos defeitos. A diferença entre a alma condicionada e a alma liberada é que a alma condicionada tem quatro espécies desses defeitos, (1) ela não pode deixar de cometer erros, (2) iludir-se, (3) é propensa a enganar os outros e, (4) os sentidos são imperfeitos.
Os Vedas não são compilações do conhecimento humano. O conhecimento védico vem do mundo espiritual, do Senhor Krishna. Outro nome para os Vedas é sruti. Sruti refere-se ao conhecimento que se adquire ouvindo; não é conhecimento experimental. Os Vedas ensinam que para compreender o conhecimento transcendental, temos que ouvir a autoridade.
O primeiro ser criado foi Brahmã. Ele recebeu esse conhecimento védico, e o transmitiu a Narada e a outros discípulos e filhos, os quais também o distribuíram a seus discípulos. Dessa maneira o conhecimento védico é transmitido através de sucessão discipular. Confirma-se também no Bhagavad-gita que este é o processo pelo qual o conhecimento védico passa a ser compreendido.
Em consciência de Krishna nossa fonte de conhecimento, o Bhagavad-gita, vem diretamente de Krishna. Publicamos o Bhagavad-gita Como Ele É porque aceitamos o que Krishna fala sem nenhuma interpretação. Isto é conhecimento védico.
Originalmente, havia apenas um Veda, e não havia necessidade de lê-lo. As pessoas eram tão inteligentes e tinham memórias tão aguçadas que compreendiam-no mesmo após o mestre espiritual recitá-lo uma única vez. Porém, para as pessoas dessa era, Vyasadeva, há cinco mil anos, passou a escrever os Vedas. Ele sabia que, com o decorrer do tempo, as pessoas teriam vida curta, suas memórias seriam muito fracas e suas inteligências não muito aguçadas. Foi por isso que passou a ensinar esse conhecimento védico sob a forma escrita. Ele dividiu os Vedas em quatro: Rg, Sãma, Atharva, e Yajur. Então, deixou-os a cargo de seus diferentes discípulos. Levou em conta a classe feminina e os sudras (a classe operária) e os dvija-bandhus. Dvija-bandhus refere-se àqueles que nascem em família elevada, mas não tem a devida qualificação. Um homem que nasce numa família de brahmana, mas não tem qualificação brahmínica, chama-se dvija-bandhu. Para essas pessoas Vyasadeva compilou o Mahabharata, chamado a história da Índia, e os dezoito Puranas. Compõem a literatura védica os Puranas, o Mahabharata, os quatros Vedas em si e os Upanisads. Por fim, na obra chamada Vedanta-sutra, Vyasadeva resumiu para os eruditos e filósofos o conhecimento védico. O Vedanta-sutra é a palavra final dos Vedas.
Vyasadeva pessoalmente escreveu o Vedanta-sutra sob a instrução de seu guru, Narada. Ainda assim, Vyasadeva continuava insatisfeito. Esta é uma longa história, descrita no Srimad- Bhagavatam. Então Narada, seu mestre espiritual, instruiu-o: “Passa a explicar o Vedanta-sutra”. Vedanta “significa conhecimento último”, e o conhecimento último é Krishna. Krishna diz que todos os Vedas servem para as pessoas compreendê-lO: vedanta-krd veda-vid eva caham, “Sou o compilador do Vedanta-sutra, e o conhecedor dos Vedas”. Portanto o objetivo último é Krishna.
O Srimad-Bhagavatam começa com as mesmas palavras que abrem o Vedanta-sutra: janmady asya yatah (Deus é o início de tudo). E o Srimad-Bhagavatam explica na íntegra este janmady asya yatah. O Vedantha-sutra apenas sugere o que é Brahman, a Verdade Absoluta: “A Verdade Absoluta é aquele de quem tudo emana”. Este é apenas um resumo mas tudo está explicado pormenorizadamente no Srimad-Bhagavatam. Se tudo emana da Verdade Absoluta, então qual é a natureza da Verdade Absoluta? Isto está explicado no Srimad-Bhagavatam.
A Verdade Absoluta tem que ser consciência. Ele á auto-refulgente (sva-rat). Desenvolvemos nossa consciência e conhecimento recebendo o conhecimento que outros nos transmitem, mas afirma-se que Krishna é auto-refulgente. O resumo total do conhecimento védico é o Vedanta-sutra.
Por fim, pedimos àqueles que estão realmente em busca do conhecimento védico que tentem compreender a explicação de todo o conhecimento védico, recorrendo ao Srimad-Bhagavatam e ao Bhagavad-gita.

Fonte: Sri Isopanisad / A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.



Clique na imagem abaixo e vá para sucessão discipular.